Fiscaliza Geral - Rádio FM Onda Digital

DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

30.3 C
Manaus
quarta-feira, 06/07/2022

DISQUE DENÚNCIA

- Publicidade -
Gráfica Xpress

Primeiro caso de Sarampo é confirmado no Amazonas

- Publicidade -

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou nesta quarta-feira (25) o primeiro caso de sarampo no Amazonas, após dois anos. O caso foi registrado em Manacapuru, a 101 quilômetros de Manaus em uma criança de 1 ano e 3 meses.

- Publicidade -
Boa noite, Amazônia - Rádio FM Onda Digital

Leia mais:

Câmara aprova texto-base sobre limites para ICMS

A família da criança do sexo masculino, reside na comunidade rural da ilha do Ajuratuba, em Manacapuru.

Em entrevista exclusiva realizada para a Rádio e Tv Onda Digital o secretário de Saúde de Manacapuru Rodrigo Balbi falou sobre o caso no município.

”Essa criança foi vacinada dia 06 desse mês, e os sintomas do sarampo começaram no dia 07 com febre, dor de cabeça, tosse e manchas vermelhas pelo corpo. Somente no 17 nossa equipe de Vigilância em Saúde foi comunicada, no dia seguinte fomos até a casa desse menino, e realizamos todos procedimentos necessários. Hoje trabalhamos em ação conjunta com a FVS-Amazonas para o controle da doença no município e acompanhamento do tratamento da criança infectada, que se encontra bem no momento” disse Balbi.

O quadro de saúde da criança é estável, sem complicações. Ela está em tratamento ambulatorial e isolamento social.

Técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS foram deslocados para o município, para apoiar a Secretaria Municipal de Saúde de Manacapuru (Semsa/Manacapuru) nas ações de contenção e controle da doença. Eles devem fazer busca ativa de novos casos suspeitos e bloqueio vacinal.

O sarampo é uma doença potencialmente grave e ao mesmo tempo prevenível, então é dever de todos impedir que tenhamos um novo surto.

Deixe seu comentário
- Publicidade -

Acompanhe nossas redes sociais

Lucas Thiago
Lucas Thiago
Repórter de factual no Fiscaliza News. Formado em Marketing no Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA). Atua na área de comunicação há dois anos como produtor e diretor de TV. Se dedica diariamente a levar até o leitor às últimas notícias da noite e madrugada.